Dia do panificador: conheça mais sobre o pão de cada dia

07 de Julho de 2023

Vamos combinar uma coisa, fazer pão não é fácil né? E certamente você tem muitas memórias com a mesa recheada de pãezinhos. Quem resiste ao cheiro de pão quentinho?

Pode até parecer simples, mas quem de fato consegue fazer vários tipos de pães, crocantes, macios, doces, das mais diversas formas, tamanhos, cores e sabores? Sim, são eles, os profissionais de panificação, que deixam as nossas manhãs deliciosas e felizes!

Hoje comemoramos o dia do panificador, ou também como é conhecido, dia do padeiro: Uma data em homenagem aos profissionais que se dedicam à produção desta iguaria milenar.

O pão faz parte da alimentação humana há milhares de anos a.C.. Os egípcios foram os primeiros povos que utilizaram fornos para assar pães. O Brasil conheceu o pão apenas no século XIX, conforme o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre. Antes disso, consumia-se o beiju.

Os panificadores também tem uma padroeira, Santa Isabel. Conta-se que em 1333, em Portugal, houve uma fome terrível; nem os ricos foram poupados.

D. Isabel, uma rainha muito virtuosa, casada com o rei D. Diniz, empenhou suas joias e mandou vir trigo de lugares distantes para abastecer o celeiro real, mantendo, dessa forma, seu costume de distribuir pães aos pobres durante as crises. Sua caridade, porém era anônima; nem o rei sabia dessa atividade. Num desses dias de distribuição, o rei apareceu, inesperadamente, e a rainha, temendo a censura do marido, escondeu os pães nas dobras do avental. O rei percebeu o gesto e perguntou, surpreso: – Que tendes em vosso avental?

A rainha, erguendo o pensamento ao Senhor, disse em voz trêmula: – São rosas, senhor. O rei replicou: – Rosas em janeiro? Deixai que eu as veja e aspire seu perfume. Santa Isabel abriu o avental e, no chão, para espanto geral, caíram rosas frescas, perfumadas, as mais belas até então vistas. D. Diniz não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os pobres gritavam: “Milagre, milagre!”. 

Por essa razão, o Dia do Padeiro (ou panificador) é comemorado no mesmo dia de santa Isabel, 08/07.

Para ser um padeiro profissional leva-se tempo e um bom investimento, porém compensa e muito pois quem é que não gosta de um pãozinho que acabou de sair do forno? Basta fazer um curso técnico em panificação e confeitaria, e colocar a mão na massa!

Parabéns para os responsáveis pelo nosso pão de cada dia!

Feliz dia do panificador!

 

história extraída do site: https://rogerioshimura.wordpress.com/

Fique por dentro!

Assine e receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog!

Logo RA Embalagens
A RA Embalagens produz embalagens para o setor alimentício há mais de 30 anos e hoje está consolidada como uma das maiores indústrias do ramo no país.
Fale conosco
Atendimento de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 17h30. Sexta-feira, das 7h30 às 17h20.

© Copyright 2024 | RA Embalagens LTDA | Política de privacidade | desenvolvido por oitop.dev